Terminou em 20 de maio no lago Sunapee, em New Hampshire, EUA, o campeonato Hemisfério Ocidental da classe Star. O evento reuniu grandes nomes da vela mundial, como a lenda Augie Diaz, o atual campeão Mundial John Mac Causland, o proeiro brasileiro tri campeão mundial Bruno Prada e o proeiro olímpico americano Brian Faith. Após sete regatas, o título ficou com Lars Grael, que venceu também as duas regatas do dia.

O lago é pequeno e o vento bem rondado, mas a beleza é espetacular. Após dois dias de regatas canceladas por falta de ventos, o campeonato foi marcado por ventos fortes e variáveis. Mais do que isto tenho que destacar a organização exemplar do Lake Sunapee Yacht Club (fundado em 1902). “Foi de um evento exemplar em termos de hospitalidade de um clube, eventos sociais inesquecíveis e um ambiente propício a trazermos a família”, disse ele, que conta com o patrocínio da Light, sob a Lei de Incentivo do Governo do Estado do RJ.

Lars velejou com um barco emprestado e contou com o reforço do proeiro americano Brad Nichol, que já conquistou o título máximo da classe no país. Desde o início a dupla andou na frente, conquistando três primeiros lugares, dois segundos e um quarto lugar.

O Campeonato do Hemisfério Ocidental da Classe Star, é válido como estrela de prata, portanto evento continental. É a quarta estrela de prata conquistada por Lars após os títulos Sul-Americanos de 2005 (em Buenos Aires/ARG com Marco Lagoa); 2008 (em Angra dos Reis/BRA com Marcelo Jordão) e 2011 (em Mar del Plata/ARG com Ronald Seifert).

É o terceiro título internacional de Lars Grael na classe Star em 2014 após as conquistas da Levin Memorial e da tradicional Bacardi Cup, ambas em Miami/EUA em dupla com o proeiro Samuel Gonçalves.

Agora Lars segue para a Itália, onde disputa ao lado do proeiro Samuel Gonçalves o campeonato Mundial entre os dias 30 de junho e 7 de julho. A sede será a cidade de Malcesine, no Lago de Garda.