Sábado, 11 de Abril

INSTRUÇÃO DE REGATA

1 – REGRAS:
A Regata será governada pelas Regras como definido nas Regras Internacionais de Regatas à Vela da ISAF (International Sailing Federation) 2013 /2016.

2 – INSCRIÇÕES:
Os barcos e competidores poderão ser inscritos preenchendo o formulário próprio e ou remetendo via e-mail: ryc@oi.com.br ou fax: (21) 2610-5811 ou na secretaria de vela do Rio Yacht Club até às 11:00 do dia 11 de Abril de 2015 ou entregando formulário, já preenchido, no barco da Comissão de Regata até o sinal de atenção do Grupo 1, inicio de procedimento de largada.

3 – CLASSES CONVIDADAS:
ORC, IRC, BRA/RGS, ÉPOCA, CLÁSSICOS E ANTIGOS, BICO DE PROA, SNIPE, VELAMAR 22, LASER (Standard, Radial e 4.7), DINGUE, MONOTIPOS CLÁSSICOS e OPTIMIST

4 – GRUPOS:
GRUPO 1 – ORC, IRC, ÉPOCA, CLASSICOS E ANTIGOS
ORC (TMF Offshore)
IRC (TCC)
Obs.: Barcos com certificados válidos em mais de uma regra poderão competir simultaneamente nas duas regras.

ÉPOCA, CLÁSSICOS e ANTIGOS
Esta categoria engloba numa só classificação as seguintes classes (usando-se o rating BRA / RGS segundo determinação da ABVCLASS e ABVO):
De ÉPOCA: Construídos ou projetados antes de 31/12/1949
CLÁSSICOS: Construídos ou projetados entre 01/01/1950 e 31/12/1975
ANTIGOS: Construídos ou projetados antes de 31/12/1984

GRUPO 2 – BRA/RGS e BICO DE PROA
BRA/RGS (TMFAA)
BICO DE PROA
A- Até 27,9 pés
B- De 28 pés até 34,9 pés
C- De 35 pés em diante
Observações:
1- SÓ PODEM PARTICIPAR DAS CATEGORIAS DE BICO DE PROA OS BARCOS QUE NÃO POSSUAM CERTIFICADO DE MEDIÇÃO.
2- TODOS OS BARCOS DEVEM TER NUMERAL NAS VELAS IDÊNTICO AO DA INSCRIÇÃO DA REGATA.
3- COMPREENDE-SE COMO BICO DE PROA, veleiros de Oceano dotados de quilha fixa, ?cabinados?, com guarda-mancebos. Não serão aceitos inscrições no grupo 2 de veleiros construídos em material exótico (tipo fibra de carbono).
4- Barcos que não estejam corretamente identificados na ficha de inscrição não serão computados para fins de elaboração da súmula.
5- É permitido o uso da vela balão

GRUPO 3 – MONOTIPOS CLÁSSICOS, SNIPE, VELAMAR 22, LASER (Standard, Radial e 4.7) e DINGUE

COMPREENDE-SE COMO MONOTIPOS CLÁSSICOS:
Sharpie 12M; Hagen Sharpie; Carioca; Guanabara; Lightning; Snipe e Pinguim construídos exclusivamente em madeira. Monitipos clássicos competirão como classe única com classificação por ordem de chegada (bico de proa).

GRUPO 4 – OPTIMIST

5 – PROGRAMAÇÃO:
13:00 hs Início da Regata – Grupo 1
13:05 hs Inicio da Regata – Grupo 2
13:10 hs Inicio da Regata – Grupo 3
13:30 hs Início da Regata – Grupo 4

6 – PERCURSOS:

PARA O GRUPO 1
Percurso 1
Alinhamento de largada nas proximidades do R.Y.C. entre a Lancha da Comissão de Regatas (BB) e Boia de Saída (BE), montar Boia cardinal nas proximidades da ilha da Boa Viagem (boia Maria Tereza) (BB), montar Boia Preta do canal próximo da Ilha da Laje (BE), montar todas as boias do Parcel das Feiticeiras (BE), chegada entre a CR e Boia de Chegada (BB) nas proximidades do R.Y.C.

Percurso 2
Alinhamento de largada nas proximidades do R.Y.C. entre a Lancha da Comissão de Regatas (BB) e Boia de Saída (BE), montar todas as boias do Parcel das Feiticeiras (BB), chegada entre CR e Boia de Chegada (BB) nas proximidades do R.Y.C.
PARA O GRUPO 2

Percurso 3
Alinhamento de largada nas proximidades do R.Y.C. entre a Lancha da Comissão de Regatas (BB) e Boia de Saída (BE), montar todas as boias do Parcel das Feiticeiras (BE), montar boia fixa (amarela mais ao Sul) nas proximidades da Ponta da Armação (DHN) (BE), chegada entre CR e Boia de Chegada (BB) nas proximidades do R.Y.C.

Percurso 4
Alinhamento de largada nas proximidades do R.Y.C. entre a Lancha da Comissão de Regatas (BB) e Boia de Saída (BE), montar boia fixa (amarela mais ao Sul) nas proximidades da Ponta da Armação (DHN) (BB), chegada entre CR e Boia de Chegada (BB) nas proximidades do R.Y.C.

PARA O GRUPO 3
Percurso 5
Alinhamento de largada nas proximidades do R.Y.C. entre a Lancha da Comissão de Regatas (BB) e Boia de Saída (BE), montar boia fixa (amarela mais ao Sul) nas proximidades da Ponta da Armação (DHN) (BE), chegada entre a CR e Boia de Chegada (BB) nas proximidades do R.Y.C.

Percurso 6
Alinhamento de largada nas proximidades do R.Y.C. entre a Lancha da Comissão de Regatas (BB) e Boia de Saída (BE), montar boia da Maria Teresa (cardinal) (BB), chegada entre a CR e Boia de Chegada (BB) nas proximidades do R.Y.C.

PARA O GRUPO 4 (Optimist)
Alinhamento de largada nas proximidades do RYC entre a Lancha da Comissão de Regatas (BB) e Boia de Saída (BE), montar boia amarela em direção ao contra-vento (BE), montar boia em frente a Praia de Icaraí (BE), chegada entre a CR e Boia de Chegada (BB) nas proximidades do R.Y.C.

7 – LARGADA:
7.1 A regata terá a largada conforme a Regra 26.
7.2 A linha de largada dos grupos será formada pelo alinhamento do mastro da CR e boia inflável e estará localizada nas proximidades do Rio Yacht Club.
7.3 Um barco não partirá quando já tiver decorrido 10 (dez) minutos do seu sinal de partida.

8 – COMUNICAÇÃO:
A Comissão de Regatas usará o canal 77 para comunicação.

9 – LINHA DE CHEGADA:
Será formada pela CR e boia inflável (nas proximidades do local da largada).

10 – TEMPO LIMITE:
O limite de tempo para o término da regata será até às 18:00h. Os barcos que não chegarem serão considerados DNF, isto muda a regra 35.

11 – PROTESTOS:
11.1 Os protestos deverão ser apresentados por escrito em formulários disponíveis na secretaria da Regata até 60 (sessenta) minutos após a chegada do barco da CR em terra; no Rio Yacht Club.
11.2 As audiências dos protestos serão feitas na ordem aproximada de entrega, com início tão logo que possível.
11.3 Avisos de protestos serão afixados até 30 minutos após o prazo de entrega, para informar aos competidores a hora, local de audiência e quem são as partes ou testemunhas envolvidas no protesto.

12 – PREMIAÇÃO:
12.1 A premiação será realizada no dia 17/04/2014, às 19:00 horas no RYC.
12.2 Serão premiados os 03 (três) primeiros colocados de cada classe/categoria, desde que tenham 5 (cinco) ou mais barcos inscritos; com 4 (quatro) ou 3 (três) barcos inscritos, só será premiado o 1º (primeiro) colocado;

13 – RESPONSABILIDADE:
O RYC não assume qualquer responsabilidade por acidentes, mortes, danos ou perdas de natureza pessoal ou material, referente embarcação ou velejador, antes, durante e após a Regata.
É de exclusiva responsabilidade de cada competidor participar ou não da competição.
Em caso de acidentes, prevalecerá a Convenção Internacional de Salvaguarda da Vida Humana no Mar, cabendo ao Iate mais próximo do acidente prestar assistência, de acordo com a Regra Fundamental e solicitar reparação à organização da Regata.

14 – TABUA DE MARÉ:
SÁB 11/04/2015
02:54 0.6
06:32 0.8
14:58 0.4
19:41 0.9
21:28 0.8
23:54 0.9