Troféu Princesa Sofia

A 47ª edição do Troféu Princesa Sofia para classes olímpicas, paralimpicas e classe Dragão foi realizada entre 25 de Março e 2 de Abril na Baía de Palma de Maiorca e registrou um número recorde de inscritos em um ano olímpico, com um total de 775 barcos e aproximadamente mil velejadores. Em 2012, também ano olímpico, participaram desta regata cerca de 580 barcos. Esta etapa também serviu como ultima etapa da classificação de países da Europa e África para os jogos do Rio.

O Sailing teve boa presença nesta regata. Marco Grael e Gabriel Borges terminaram em nono lugar na classe 49er e tiveram vários resultados entre os cinco primeiros durante o torneio. Martine Grael e Kahena Kunze estavam disputando as primeiras posições na FX quando Kahena teve uma torção no joelho e tomaram a decisão de abandonar por precaução. Entendemos que não é nada grave e que as duas estarão com força total para o Europeu das classes que será disputado em Barcelona daqui a duas semanas. Isabel Swan terminou o campeonato na 14ª posição com seu timoneiro gaúcho, Samuel Albrecht, mostrando muita evolução nesta reta final para os jogos.

Nossos parceiros estrangeiros estiveram no pódio em quase todas as classes olímpicas. Os Irlandeses Ryan Seaton e Matt McGovern (foto acima) foram os vencedores na classe 49er. Nove Zelândia venceu em duas classes, Andy Maloney foi o campeão na Laser, entre 150 velejadores (o brasileiro Robert Scheidt ficou em segundo), e na classe Finn foi vencida pelo Josh Junior. Dinamarca também esteve muito bem. Jena Hansen e Katjia Iversen foram vice-campeãs na FX, Anne-Marie Rindom ficou em terceiro na Laser Radial e Alan Noregaard e Annette Viborg também ficaram em terceiro na classe Nacra.

 

Copa Outono de Monotipos

Neste final de semana o ICRJ organizou a Copa Outono de Monotipos, que a realização de 4 regatas no formato barla-sota todas disputadas com ventos médios em dois dias de sol forte e temperaturas agradáveis (dentro d’água).

Na classe Snipe, Helio “Curuca” Hasselmann e Neto Queiroz ficaram em 4º lugar, Douglas Gomm e Pedro Gouvea terminaram em 6º e Matheus Franco e Pete Kemp ficaram em 10º, mesmo não tendo competido nas duas primeiras regatas.

Alfredo Gama terminou na 5ª posição na classe Laser Radial.

 

Mundial de Star

Parece que foi ontem que Lars Grael e Samuel Gonsalves conquistaram o campeonato mundial da classe Star na Argentina e já estão novamente defendendo o caneco. Os dois já estão em Miami e junto com Torben e Madalena disputarão o campeonato mundial de 10 a 16 de Abril.  Estamos todos na torcida por um bom desempenho das duas duplas, mas infelizmente com a coincidência de datas os dois não poderão competir na nossa regata de aniversário no dia 16 de Abril. Acho que vamos perdoá-los desta vez, não é mesmo?

Na foto: Matt e Ryan da Irlanda