Velejadores,

As Regatas do XXV Mini Circuito Rio ocorrerá de 21 a 23 de Outubro no Iate Clube do Rio de Janeiro.

O evento promovido pelo ICRJ e ABVO terá este ano algumas mudanças.

Será disputado por todo e qualquer barco de quilha de 18 a 29,9 pés especificamente nas regras IRC e RGS.

Na regra IRC, vários modelos de barcos já possuem medição padrão, de forma que para estes não precisa medir, apenas ingressar na ABVO por taxa promocional de R$ 180,00.

Na regra RGS, a BRA/RGS estuda a possibilidade de adoção de mecanismo semelhante.

Maior evento nacional para classes de barcos de quilha e Mini Oceano até 29,9 pés.

Venha prestigiar o evento! Basta motivar a correr. Quem não conhece um amigo que pode emprestar um Delta 26`; HPE 25`; J 24`; J 70`; Ranger 22; Veleiros 23` (Fast; Veja; Brasília); Veleiros 21` (Skipper; Delta; Angra); Velamar 22`; Soling; Star e semelhantes?

Social garantida na varanda do ICRJ.

Grandes nomes na raia: Torben Grael irá navegar o clássico centenário “Corsair” (26 pés + gurupés) todo reformado.

Regatas de Percurso e regatas barla-sota.

Participe.

Lars Grael

 

Associado ABVO (participante do Mini-Circuito Rio desde a 2ª edição realizada em 1981)

 

Campeões de 2015

IRC – Frégate     – Soling              – BL-8                 – Colin Gomm                          – RYC

RGS – Eiger        – J 24`                 – BRA-10            – Juliana Senfft                          – ICB

ORC – Eurus      – J 24`                 – BRA-44            – Ronaldo Senfft   – ICB

 

36 barcos e muita disputa (súmulas abaixo)

CAMPEÃO GERAL: Conforme definido na IR, o Campeão Geral é o melhor colocado no somatório das regras IRC e ORC. O título foi para o J24` “Eurus” do medalhista olímpico Ronald Senfft. Ronnie conquistou o Bi Geral, pois foi campeão em 2013, Vice em 2014 e ainda venceu com Eiger na RGS em 2007. O Vice foi para o J70 “Tô Nessa” de Renato Cunha Faria. O Campeão de 2012 e 2014 “Stand By Me” de Lars Grael, ficou pelo caminho quando teve o mastro quebrado na 2ª regata.

CAMPEONATO BRASILEIRO IRC: O evento foi válido como Campeonato Brasileiro para a regra IRC nas categorias III e Day Boat. O título foi para o Soling “Frégate”. Detalhe é a tripulação comandada por Colin Gomm que dentre outros títulos, foi campeão da Copa do Centenário da Classe 12 Metros. Seu timoneiro ninguém menos que Torben Grael que além de tantos títulos, foi Medalha de Prata Olímpico na Soling. O outro proeiro foi Douglas Gomm que em 2013 foi campeão mundial de Snipe Jr. Parabéns ao “Frégate”!!! O Vice foi para o velejador olímpico Roberto Martins e seu HPE 25` “Carioca Fiote”. Notem que todos HPE 25 e J70, podem medir nas regras ORC e IRC com rating padrão.

ORC: O evento foi vencido pelo “Eurus” de Ronald Senfft e na 2a colocação, o “Tô Nessa” de Renato Cunha Faria. “Massara” como é conhecido pelos amigos, já havia frequentado o pódio do Mini Circuito Rio com seu pai José Cunha Faria no Mini Tonner “Ventaneiro” na regra IOR nos anos de 1986; 1988 e 1991.

RGS: A conquista foi para o J24` “Eiger” de Juliana Senfft do ICB e Marinha do Brasil. O Vice foi para o Delta 26`”DORF” de Roberto Schnarndorf. Juju Senfft fez bonito e já havia sido Vice Campeã Geral do Mini Circuito em 2012. Juju que já foi campeã Sul-Americana de 49er FX, é expoente do Match Race e da Vela Militar brasileira.

HPE 25`: Vitória da Olímpica Martine Grael, eleita melhor atleta do ano junto com sua proeira Kahena Kunze. A equipe representou a Marinha do Brasil. O Vice título para o medalhista olímpico Clinio Freitas que havia conquistado o titulo na classe HPE em 2012 e Vice em 2013, além de ter sido tripulante campeão das edições de 1984 e 1985 no Quarter Tonner “Longueuil”. Ficamos na expectativa que os HPE continuem a competir na classe e ainda venham a concorrer nas regras ORC e (ou) IRC, à exemplo de 2 que competiram na IRC nesta edição.

RANGER 22`: Outra conquista da Marinha do Brasil com o “Rio Summer” do velejador Rafael Pariz. O Vice foi para o “Les Must” de Jean Claude Schott. Jean Claude já havia vencido em 2006. Esperamos que a flotilha de Ranger 22` também se anime a competir simultaneamente na regra RGS aonde o projeto de Gary Mull é bastante competitivo.

J 24`: Dobradinha de pai e filha com Ronnie no “Eurus” e com orgulho de ver a filha Juju no “Eiger” na 2ª colocação. O J24`demonstra ser animado e competitivo nas regras ORC, IRC e RGS.

J 70: Vitória do multi campeão internacional e velejador olímpico Maurício Santa Cruz (aniversariante do final de semana) no “Ocean Pact”. Na Vice, o “Tô Nessa” de Renato Cunha. Barcos competitivos na IRC e ORC.

Carabelli 26`: 3 barcos do modelo Carabelli 26` com vitória do “Sinergia” de Dalmo Ferreira e o 2º para o “Surreal” de Marco Flavio. Todos 3 competindo nas regras da ABVO.