Denis Astbury velejando maestria levantou mais um campeonato da classe 1Metro ULY.

Dois dias de bons ventos, de fracos em torno de dois nós e os fortes doze nós.

Inscritos no evento 19 velejadores, dos quais 14 apresentaram-se para disputar o título nacional.

No primeiro dia de evento, houve quatro baixas por quebra e problemas de eletrônica (oxidação dos contatos eletrônicos).

Notadamente a vibrante presença dos estrangeiros chilenos e argentinos que conduziram seus veleiros com destaque em todas as regatas, onde o destaque maior coube ao velejador argentino Rodrigo Fernandez (ARG 561) pelo seu quanto lugar dentre os melhores brasileiros.

Mais um evento de grande sucesso de organização com atuação firme e objetiva do Gerente de Regatas Robert Swan e seus auxiliares Phillip Kemp Lekszycki e Clinio Marcelino de Freitas, o trio sob o comando de Robert durante todo o evento tinham sempre uma raia apontada para um contravento perfeito.

O vice-campeão Michael Causer (BRA 44) velejou muito bem mostrando que está pronto para atingir o pódio máximo, Jorge Bercht (BRA16), campeão sul americano de 2017, um dos possíveis a brigar pelo primeiro lugar teve problemas no início do evento, o quinto lugar de Claudio Vaz (BRA 69) é o resultado de sua participação em todos os eventos, dedicação, observação de erros e treinos orientados por seu guru Denis Astbury (BRA 59).

Outro destaque foi para o velejador chileno/cubano Juan Carlos (CHI 40) pelo sexto lugar e o título de velejador “Fair-play”, merecidamente é um cavalheiro, o primeiro deste oferecido a um velejador estrangeiro.

No início do evento, bem como na entrega de prêmios, tivemos a presença do Comodoro do Rio Yacht Club, Sr. Stefan Lekszycki, ao qual externamos nossos agradecimentos pelo apoio ao evento abrindo as portas do clube para vela RC e seus convidados, sob a coordenação de organização do velejador Michael John Causer (BRA 44).